Mais de 1000 Cátedras UNESCO em 114 países

Programa de Cátedras UNESCO e Rede UNITWIN

Uma Cátedra UNESCO é uma equipa liderada por uma instituição de ensino superior ou de investigação que estabelece uma parceria com a UNESCO num projeto para fazer avançar o conhecimento e as práticas numa área de intervenção prioritária partilhada. Existem atualmente cerca de 1000 Cátedras UNESCO no mundo.

A Rede UNITWIN reúne mais de 700 instituições de 114 países.

Em Portugal, existem 17 Cátedras UNESCO e no Politécnico de Lisboa/ESCS, a Cátedra “Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania” é a única a trabalhar estas áreas do conhecimento e está em atividade desde 2023.

ORBICOM – Rede de Cátedras UNESCO em Comunicação

A ORBICOM é uma rede global de Cátedras UNESCO em Comunicação, que reúne profissionais e académicos da comunicação. O seu objetivo é promover a cooperação internacional, partilhar conhecimentos e investigação e enfrentar os desafios globais da comunicação para apoiar os objectivos de desenvolvimento sustentável.

As Cátedras UNESCO em Comunicação foram criadas em 1994 e reúnem investigadores, professores e profissionais da comunicação de todo o mundo para promover a investigação interdisciplinar, a inovação educativa e a divulgação de conhecimentos. Desempenham um papel essencial na promoção da liberdade de imprensa, da educação para os media e da comunicação responsável na era digital.

MILID – Rede Internacional de Investigação Universitária da UNESCO sobre Literacia Mediática

A Rede MILID é uma rede internacional de investigação universitária criada pela UNESCO e pela Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC). O seu objetivo é promover a literacia mediática e da informação (AMI) e o diálogo intercultural a nível mundial. A rede apoia iniciativas de pesquisa, educação e participação, contribuindo para políticas e práticas nesses campos. Inclui universidades de todo o mundo, promovendo a colaboração para enfrentar os desafios globais relacionados com a literacia mediática e a compreensão intercultural.