Cátedra UNESCO da ESCS/IPL destaca a importância da comunicação e literacia mediática na Conferência das Cátedras UNESCO em Portugal

A Cátedra UNESCO “Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania”, da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), marcou presença na Conferência das Cátedras UNESCO em Portugal, realizada no Instituto Politécnico de Beja, no dia 26 de setembro. O evento, organizado pela Comissão Nacional da UNESCO e pelo Instituto Politécnico de Beja, teve como tema “O contributo das cátedras UNESCO para a promoção e defesa dos direitos humanos e para uma cultura de paz”.

Fernanda Bonacho, titular da Cátedra da ESCS/IPL, apresentou a comunicação intitulada “Comunicação e Literacia Mediática: Estratégias para uma Cidadania Crítica e Participativa” e destacou a necessidade de fomentar uma cidadania ativa, com foco no desenvolvimento da comunicação e na educação para os media, como forma de combater a desinformação e promover o pensamento crítico. A docente e investigadora sublinhou a importância de uma colaboração estreita entre o meio académico, as comunidades educativas e a sociedade civil para a construção de uma sociedade democrática que promova os direitos humanos e a paz.

O evento contou com a presença de várias personalidades de destaque, incluindo o Embaixador José Filipe Moraes Cabral, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, e a Professora Doutora Maria de Fátima Carvalho, Presidente do Instituto Politécnico de Beja, que reforçaram o papel essencial das Cátedras UNESCO na promoção de sociedades inclusivas e sustentáveis.

Além da intervenção da Cátedra da ESCS/IPL, a conferência incluiu comunicações de outras Cátedras UNESCO em Portugal, como a Cátedra UNESCO “Etnobotânica” (IP Beja), que destacou o papel das plantas na promoção de uma cultura de paz. Vários projetos e iniciativas de impacto nacional e internacional foram apresentados, com destaque para a comunicação de Fernando Sequeira, da Cátedra UNESCO “Vida na Terra” (Universidade do Porto), que abordou a criação de uma rede de TwinLabs como estratégia para promover a investigação e capacitação científica em África, reforçando a importância de colaboração interinstitucional para o desenvolvimento de novas soluções científicas no continente. Catarina Gonçalves, da Universidade de Lisboa, interveio em representação da Cátedra UNESCO “Futuros da Educação” e sublinhou a necessidade de reimaginar as práticas educacionais e políticas públicas para garantir o acesso universal à educação de qualidade, elemento essencial para a promoção de uma cidadania ativa e a construção de sociedades mais justas e inclusivas.

Todas as intervenções da Conferência refletiram o compromisso das Cátedras UNESCO com a promoção de uma cultura de paz e o desenvolvimento sustentável, alinhados com os objetivos da UNESCO a nível global. A conferência ofereceu espaço para discutir projetos inovadores na área dos direitos humanos e da preservação do património cultural e natural.

Para mais detalhes sobre a programação do evento, consultar o programa completo.