A Cátedra na Conferência da EMIF em Florença discute soluções estruturais contra a desinformação

Nos dias 2 e 3 de dezembro de 2024, em Florença, Itália, decorreu a conferência internacional do European Media and Information Fund (EMIF), sob o tema Disinformation: Systemic Challenges, Structural Solutions. O evento reuniu especialistas e profissionais de toda a Europa para debater estratégias no combate à desinformação, com foco em soluções estruturais a longo prazo aplicáveis a diferentes níveis da sociedade.

A abertura do evento foi conduzida por Fabrizio Tassinari, da EMIF Management Committee, e incluiu painéis sobre temas como a evolução dos quadros regulatórios para combater a desinformação, a monetização de conteúdos desinformativos e a resiliência de jornalistas e profissionais que atuam na área dos média.

Durante a sessão intitulada “Boosting Best Practices in Media Literacy through Community Guidelines”, Fernanda Bonacho apresentou o trabalho desenvolvido na Escola Superior de Comunicação Social (IPL) no âmbito da Cátedra UNESCO em Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania. A sua intervenção enfatizou a importância de políticas educativas e comunitárias para fortalecer a literacia mediática como ferramenta essencial contra a propagação de informações falsas, salientando o trabalho desenvolvido, nesta área, em parceria com o GILM (Grupo Informal sobre Literacia Mediática).

O programa proporcionou workshops sobre indicadores que medem a desinformação na várias plataformas e países, e estratégias para mitigar as ameaças enfrentadas por jornalistas e organizações que combatem informações falsas, além de discussões sobre pseudociência e comunicação eficaz contra narrativas negacionistas.

O evento incluiu, ainda, uma competição entre projetos financiadas pelo EMIF que visam combater a desinformação e fortalecer a literacia mediática em toda a Europa. Os 16 projetos apresentaram as suas ideias e o público votou nos quatro vencedores que participarão no Voices – European Festival of Journalism and Media Literacy  no próximo ano. A conferência encerrou com a revelação dos vencedores desses projetos, reconhecendo abordagens inovadoras e eficazes no combate ao problema da desinformação: UDDOT – Maldita.es; EMILE – Università degli Studi di Firenze; FRAME – Les Surligneurs; AFuoco – Facta News.

O evento EMIF reafirmou o compromisso em promover diálogos estruturais e fomentar práticas concretas para combater a desinformação, ao estabelecer ligação entre diversos atores do ecossistema informacional europeu.

 

Fotografia: EMIF.