ESCS lança “ebook” sobre jornalismo climático para estudantes
Foi recentemente lançado o manual de literacia climática Jornalismo Climático: Um guia para futuros jornalistas, criado no âmbito do projeto “Jornalismo Climático vai à Universidade: Um Projeto Transfronteiriço, desenvolvido em parceria entre a Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL) e a Oslo Metropolitan University (OsloMet), da Noruega.
O manual, que já está disponível online (para já com a versão em inglês e em breve com edição também em português e norueguês), foi “concebido para colmatar uma lacuna significativa na educação sobre as alterações climáticas”, lê-se no texto de apresentação.
“Este guia foi pensado especificamente para jovens estudantes de Jornalismo, para servir como uma espécie de porta de entrada para o jornalismo climático, que por vezes pode parecer demasiado complexo”, explica a professora da ESCS Vera Moutinho, coordenadora do projeto “Jornalismo Climático vai à Universidade” e coautora do guia, juntamente com Ingerid Salvensen, jornalista e professora na OsloMet.
O manual começa por definir cinco passos para “mergulhar” no jornalismo climático e apresenta dicas de jornalistas que têm trabalhado nesta área, além de sugerir recursos que estão disponíveis online, incluindo plataformas com informação rigorosa, cursos e outras ferramentas profissionais.
A produção do próprio ebook respeitou princípios de responsabilidade ambiental, explorando práticas de design gráfico sustentáveis, procurando “combinar funcionalidade, eficiência de recursos e uma estética limpa”.
A literacia climática na formação dos estudantes
O guia agora lançado é um dos resultados do projeto bilateral “Jornalismo Climático vai à Universidade: Um Projeto Transfronteiriço” entre Portugal (ESCS-IPL) e a Noruega (OsloMet), que decorreu ao longo de 2024.
Os principais objetivos do projeto eram fortalecer a formação em jornalismo climático e reduzir as disparidades regionais educativas nesta área.
No âmbito do projeto, foram realizadas visitas de intercâmbio entre os parceiros, em Oslo e Lisboa, durante as quais se desenvolveu trabalho de campo e se realizaram masterclasses e um seminário para aprofundamento dos conhecimentos sobre o jornalismo climático e os seus desafios e desenvolvimento das competências profissionais para uma eficaz e informada cobertura jornalística da crise climática.
Foi, ainda, publicada uma reportagem multimédia sobre sustentabilidade ambiental e social em Oslo, da autoria de dois alunos portugueses, na secção Azul do jornal Público.
O projeto “Jornalismo Climático vai à Universidade” foi financiado pelos EEA Grants e conta com o selo da Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania, da ESCS-IPL.
Fernanda Bonacho, professora na ESCS, coordenadora da Cátedra UNESCO e membro da equipa do projeto de Jornalismo Climático, reforça que, “num tempo de rápidas transformações climáticas e constante evolução da informação, os futuros jornalistas têm a missão de ser referências de informação confiáveis, que contribuem para o conhecimento do ecossistema ambiental e para a responsabilização de cada cidadão na construção de um mundo sustentável”.