Cátedra UNESCO da ESCS associa-se à apresentação de livro sobre Programa Cultural da ESELx

No passado dia 18 de dezembro, foi apresentado o ebook “Para um Programa Cultural da ESELx: Contributos do Departamento de Artes e Design“, coordenado por Miguel Falcão, docente na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx-IPL). 

A publicação, da autoria de docentes de artes visuais, tecnologias, design, música e teatro da ESELx, tem como objetivo dar a conhecer “projetos e ações que emergiram em unidades curriculares, cursos ou estruturas da ESELx” e que, “de diversos modos, se expandiram para a comunidade”, como se pode ler na notícia do lançamento da obra. 

A apresentação do livro contou com a participação de Fernanda Bonacho, titular da Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania (ESCS-IPL) e de Joana Souza, membro da equipa da Cátedra, ambas docentes na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL) e investigadoras do LIACOM – Laboratório de Investigação Aplicada em Comunicação e Média. 

Para Fernanda Bonacho, este contributo “demonstra que já existe uma base sólida para a criação de um verdadeiro Programa Cultural da ESELx”. “Um programa que eu gostaria de ver disponível todos os meses na minha escola, ali ao lado, e na comunidade, e para o qual gostaria de contribuir também através da Cátedra com um espaço regular de encontro e partilha”, acrescentou a docente. 

Por seu turno, Joana Souza, referindo-se ao livro como “um documento de enorme valor”, sublinhou que estas publicações nascem “da generosidade de quem se dispõe, com rigor e paciência, a documentar os seus processos e a sistematizá-los de forma partilhável”, permitindo “a outros docentes perspetivar caminhos para a articulação das práticas culturais e artísticas com a comunidade”. 

A sessão de apresentação do ebook foi organizada pelo coordenador do livro, Miguel Falcão, e pela coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), da ESELx, Cristina Cruz. 

O livro está disponível online podendo ser descarregado diretamente neste link ou através na página de publicações do CIED.