Workshop sobre bem-estar online marcado pela partilha de experiências pessoais

Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania dinamizou, no passado dia 13 de dezembro, em Beja, um workshop com 50 jovens dos 15 aos 18 anos sobre o bem-estar online. 

A sessão, intitulada “Literacia Mediática: Ver para além do ecrã”, fez parte de mais uma edição do CIS Digital Camp 2025, uma iniciativa do Centro Nacional de Cibersegurança/Centro Internet Segura (CNCS/CIS), em parceria com a Fórum Estudante. 

Ao longo de duas horas, os jovens, organizados em grupos, foram desafiados a refletir sobre diferentes situações sensíveis na vivência online, inspiradas em histórias reais, e a apresentar estratégias de segurança e bem-estar individual e coletivo. A proposta passava por ir além do óbvio e pensar criticamente sobre a real aplicação das ideias nas próprias vidas. 

No final, os grupos partilharam o resultado do seu trabalho em diferentes formatos, desde cartazes com ilustrações e listas de ideias até simulações de entrevistas a elementos do grupo com experiências e aprendizagens significativas sobre os temas em causa. 

Esta foi a terceira vez que a Cátedra UNESCO da ESCS-IPL participou no CIS Digital Camp, tendo dinamizado workshops também na primeira e na segunda edições, em Lisboa e em Santarém, respetivamente.

Foto por Fórum Estudante