A Cátedra UNESCO “Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania” é uma iniciativa destinada a enfrentar os desafios do século XXI, uma época marcada por uma digitalização sem precedentes da comunicação. Embora os benefícios dos media digitais sejam inegáveis, a sua utilização acrítica conduziu à desinformação, às notícias falsas, ao ódio e à intolerância. Estes fenómenos ameaçam a sustentabilidade de sociedades tolerantes, inclusivas e democráticas, onde a plena cidadania é simultaneamente um direito e um dever.
Neste contexto, a educação para os media e o desenvolvimento da cidadania são essenciais. Permitem a construção de uma coligação diversificada de indivíduos autónomos que reconhecem, analisam e resistem a formas nocivas de expressão e comunicação. A Cátedra tem como objetivo integrar a investigação e a educação na sociedade para desenvolver competências fundamentais para comunicar e compreender o mundo de forma crítica, resistindo à polarização e aos estereótipos.
O ensino e a investigação realizados na ESCS apoiam esta cátedra e estão no centro da cooperação internacional. Isto inclui nomeadamente os países do Sul e lusófonos, encorajando alianças académicas e promovendo a partilha de conhecimentos.
A Cátedra partilha os princípios da UNESCO, promovendo a comunicação para sociedades inclusivas, multiculturais e democráticas. Tem por objetivo colmatar o fosso entre o mundo académico e a sociedade civil, desenvolver a educação para os meios de comunicação social, defender a liberdade de expressão, lutar contra o discurso de ódio e a desinformação, promovendo simultaneamente o pensamento crítico responsável e prevenindo o extremismo violento. Além disso, visa desenvolver acções e projectos para sociedades sustentáveis, reforçando simultaneamente os conhecimentos para a ação climática.