Cátedra

Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania

A Cátedra UNESCO “Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania” é uma iniciativa destinada a enfrentar os desafios do século XXI, uma época marcada por uma digitalização sem precedentes da comunicação. Embora os benefícios dos media digitais sejam inegáveis, a sua utilização acrítica conduziu à desinformação, às notícias falsas, ao ódio e à intolerância. Estes fenómenos ameaçam a sustentabilidade de sociedades tolerantes, inclusivas e democráticas, onde a plena cidadania é simultaneamente um direito e um dever.

Neste contexto, a educação para os media e o desenvolvimento da cidadania são essenciais. Permitem a construção de uma coligação diversificada de indivíduos autónomos que reconhecem, analisam e resistem a formas nocivas de expressão e comunicação. A Cátedra tem como objetivo integrar a investigação e a educação na sociedade para desenvolver competências fundamentais para comunicar e compreender o mundo de forma crítica, resistindo à polarização e aos estereótipos.

O ensino e a investigação realizados na ESCS apoiam esta cátedra e estão no centro da cooperação internacional. Isto inclui nomeadamente os países do Sul e lusófonos, encorajando alianças académicas e promovendo a partilha de conhecimentos.

A Cátedra partilha os princípios da UNESCO, promovendo a comunicação para sociedades inclusivas, multiculturais e democráticas. Tem por objetivo colmatar o fosso entre o mundo académico e a sociedade civil, desenvolver a educação para os meios de comunicação social, defender a liberdade de expressão, lutar contra o discurso de ódio e a desinformação, promovendo simultaneamente o pensamento crítico responsável e prevenindo o extremismo violento. Além disso, visa desenvolver acções e projectos para sociedades sustentáveis, reforçando simultaneamente os conhecimentos para a ação climática.

Identificador internacional único da Cátedra atribuído pela UNESCO: 2024PT2736

Imagem do cabeçalho por Freepik

A comunicação é tanto um compromisso como o reconhecimento do outro, ambos na base das sociedades democráticas. O século XXI é marcado pela digitalização sem precedentes da comunicação e, embora os benefícios dos media digitais sejam inegáveis, o seu uso indiscriminado e acrítico trouxe desinformação, desinformação, fake news, ódio e intolerância, ameaçando a sustentabilidade de sociedades tolerantes, inclusivas e democráticas, onde a cidadania plena é um direito e um dever. Neste contexto, a literacia mediática e da informação e o cultivo da cidadania são cruciais, construindo uma coligação diversificada de pessoas capacitadas que reconhecem, analisam e resistem a formas nocivas de expressão e comunicação. A proposta da cátedra é um processo de integração da investigação e da educação na sociedade para desenvolver as competências fundamentais para comunicar e compreender criticamente o mundo, resistindo à polarização e aos estereótipos, ao mesmo tempo que encurta o fosso participativo que impede cidadãos empenhados e bem informados.

Imbuída nos valores e na missão da UNESCO, a Cátedra baseia-se na natureza transversal da Agenda 2030 para a Educação, dos ODS, da Estratégia de Médio Prazo 2022-2029 e das acções da UNESCO para apoiar a literacia mediática e da informação.

  • Estabelece um processo crítico que capacita e envolve as pessoas como cidadãos globais, com a literacia mediática no centro das estratégias, ao mesmo tempo que prevê uma cultura de comunicação aberta, inclusiva, crítica e baseada no respeito pelos direitos humanos e pela democracia, contribuindo para o desenvolvimento humano e a compreensão do mundo.
  • Trabalhará em prol de uma educação inclusiva e acessível e promoverá oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, abordando a educação, geral ou especializada e para todas as idades, como uma componente essencial da literacia mediática. As pessoas mais instruídas são mais informadas, mais conscientes do pensamento crítico e menos susceptíveis de se deixarem levar pela desinformação e pela má informação ou de se envolverem em discursos de ódio e misoginia.
  • As acções, os projectos e a cooperação promoverão a liberdade de expressão e o direito à informação, bem como a luta contra a discriminação, o discurso de ódio e o assédio sexual, através da prossecução de projectos de investigação sobre estes temas e da participação ativa em novos projectos no âmbito da rede da Cátedra.
  • Será dada especial atenção à literacia mediática nos ambientes dos meios de comunicação digitais, uma vez que estes afirmam ser um fator de mudança na propagação da desinformação, da informação errada e das notícias falsas, particularmente perpetradas por movimentos autoritários e extremistas, que ameaçam a democracia e a liberdade de expressão, ao mesmo tempo que continuam a ser, em certas regiões do mundo, uma oportunidade de informação e debate livres.
  • Promoverá o desenvolvimento de conhecimentos e competências no ambiente digital e multimédia, preparando e apoiando os cidadãos para enfrentarem a digitalização da sociedade em constante mutação, dotando-os de competências baseadas na criatividade, no pensamento crítico, nas competências de diálogo intercultural, nas capacidades de utilização dos meios de comunicação social e nas oportunidades de participação e interação.
  • Promover a comunicação para sociedades inclusivas, multiculturais, iguais e democráticas, assegurando a educação e a aprendizagem ao longo da vida através da criação de recursos digitais abertos e acessíveis e de intercâmbios de mobilidade entre as redes dos parceiros da Cátedra.
  • Desenvolver a literacia mediática e da informação, promovendo a liberdade de expressão, combatendo o discurso do ódio e a desinformação, fomentando simultaneamente o pensamento crítico e reforçando a ponte entre a academia e a sociedade civil através da transferência de conhecimentos (digitais e outros) e de actividades de cooperação nos domínios da Cátedra.
  • Promover a cidadania ativa e o envolvimento cívico, trabalhando para e com as comunidades e organizações da sociedade civil, desenvolvendo acções e projectos para sociedades sustentáveis e aumentando o conhecimento para a ação climática.

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