Cátedra UNESCO da ESCS participa no 5th International Media Literacy Research Symposium

O 5.º Simpósio Internacional de Investigação em Literacia dos Media teve lugar na histórica Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, no arquipélago dos Açores, nos dias 27 e 28 de junho de 2024. A apresentação “Comunicação, Literacia da Informação dos Media e Cidadania: Estratégias para uma Nova Cátedra UNESCO de Literacia”, do Instituto Politécnico de Lisboa/ESCS, esteve a cargo de Fernanda Bonacho, e decorreu na manhã do segundo dia, no âmbito da vertente de Literacia dos Media & Informação. Na apresentação, Bonacho procurou desvendar como a Cátedra UNESCO da ESCS/IPL se propõe enfrentar os diversos desafios que as literacias da comunicação e dos media assumem hoje como literacias fundamentais para a capacitação de todos os cidadãos, sem exceção. Os dois dias do 5.º Simpósio Internacional de Investigação sobre Literacia Mediática foram repletos de muitos tópicos novos e de uma variedade de temas e abordagens sobre o ativismo da literacia mediática, a literacia mediática crítica, o envolvimento cívico, a literacia digital e algorítmica, o aumento da desinformação e a forma como a literacia mediática pode ser uma solução para este desafio global. Embora haja algum pessimismo em relação ao desafio colocado pela desinformação e pela polarização nos meios de comunicação social, muitas pessoas querem ir mais além e pensar mais amplamente sobre o que precisamos que a educação para os media faça para capacitar os jovens e ajudá-los a serem criativos. David Buckingham participou num painel sobre “Onde estamos com a educação para a literacia mediática? Para onde vamos?”, com os especialistas Sally Reynolds e Antonio Lopez a concluírem que o parentesco e a empatia são necessários a par de competências de comunicação éticas. Entretanto, Renee Hobbs partilhou o projeto GrandparentsOfMediaLiteracy.com, reconhecendo os pioneiros cujas ideias fertilizaram a prática da educação para a literacia mediática.

O simpósio recebeu pessoas de todo o mundo: Nigéria, Budapeste, Hong Kong, EUA, Bélgica, Kosovo, naturalmente Portugal, entre outros e a diversidade de participantes contribuiu para os marcos do trabalho que é continuamente necessário na área da literacia mediática. A discussão foi global e alargada, abrangendo várias áreas disciplinares, contextos educativos e universidades, organizações sem fins lucrativos, entre outros.