CoLab Games: Workshop testa plataforma digital para dar vida a jogos pedagógicos
No dia 17 de junho, o workshop “Criação de jogos de tabuleiro para contextos pedagógicos e de comunicação” juntou mais de uma dezena de docentes e futuros docentes no FabLab Benfica, da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), do Politécnico de Lisboa (IPL).
Este encontro foi organizado pelo projeto de investigação CoLab Games – Plataforma digital para personalização de jogos analógicos (CoLab Games), da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL), em parceria com a ESELx, destinado à criação de jogos analógicos, com conteúdos digitais, para utilização em contextos pedagógicos de comunicação, literacia e cidadania.
O propósito do workshop era testar e divulgar a plataforma digital Pick Pick, criada no contexto do CoLab Games.
“Achámos que o workshop era o contexto ideal porque, desta forma, a plataforma era testada por várias pessoas”, explicou Filipa Lopes, docente da ESCS e coordenadora do projeto. A responsável acrescentou que o objetivo era testar três componentes: “a plataforma em si — a usabilidade e as perguntas que são geradas —, a mecânica do jogo — como se joga e quais são os constrangimentos que os tabuleiros geram — e a produção física do tabuleiro e das cartas”.
Para isso, após uma apresentação do projeto, os 12 participantes organizaram-se em grupos e foram desafiados a desenvolver protótipos de jogos de tabuleiro personalizados.
O tema comum neste workshop foi a literacia mediática, tendo cada grupo explorado um dos tópicos definidos no documento Referencial de Educação para os Media, da Direção-Geral da Educação.
Dois dos grupos criaram jogos destinados a alunos do ensino superior, um dedicou-se a alunos do secundário, e o quarto grupo criou um jogo para usar em contexto comunitário. O modelo está preparado para uma diversidade de contextos, podendo ser usado nos vários níveis de ensino ou até em ambientes mais informais e familiares.
Na sessão foram criados tabuleiros em diferentes formatos, demonstrando a versatilidade da plataforma. Por exemplo, um dos grupos optou pela versão mais simples de impressão do tabuleiro com as casas já desenhadas; outro pintou as casas no tabuleiro (também é possível usar carimbos); e outro ainda produziu o tabuleiro em impressão 3D.
Com vista a testar a dinâmica dos jogos criados, cada grupo teve tempo para experimentar o seu próprio jogo.
No final, o balanço foi muito positivo. “A plataforma é muito intuitiva, é fácil de perceber a lógica. Em poucos passos, conseguimos criar um jogo”, partilhou um dos participantes. “Eu acho que funciona muito bem, é muito rápido. Qualquer professor consegue aplicar rapidamente”, comentou outro.
Todo o grupo considerou que esta pode ser uma ferramenta muito útil para o contexto pedagógico e viu potencial na sua utilização em diversos formatos, incluindo no envolvimento dos alunos na conceção do seu próprio jogo.
Ao mesmo tempo, foram partilhadas várias sugestões para melhorar o processo de construção dos jogos e a sua posterior jogabilidade. Uma das participantes, por exemplo, propôs que os desafios criados pelo sistema sejam mais “práticos”, evitando formulações como “Debatam [determinado assunto]”, porque “quebra” o ritmo do jogo.
Finalmente, foi sublinhada a ressalva de que é preciso rigor na revisão das perguntas e dos desafios gerados automaticamente pelo sistema. “As perguntas precisam mesmo de ser editadas”, disse uma docente. De qualquer forma, “é uma excelente ajuda, porque as perguntas já estão feitas, e podemos alterar a pergunta ou dar outras opções de resposta”, acrescentou uma colega do mesmo grupo.
Quanto ao futuro, além de continuar a trabalhar na melhoria da plataforma, a equipa vai organizar no próximo semestre, “uma exposição e uma conferência sobre jogos e comunicação”, adiantou Filipa Lopes. Na exposição “vão estar estes tabuleiros que foram produzidos e as fotografias dos protótipos e do seu processo de construção”, completou.
O CoLab Games é financiado pelo IPL através do programa IDI&CA (Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística). Além da ESCS e da ESELx, são parceiros deste projeto o Museu da Paisagem e a Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania (ESCS-IPL).