Crianças brincam com as palavras no ATL do IPL

No passado dia 3 de setembro, 25 crianças entre os 6 e os 11 anos participaram numa atividade dinamizada pela Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania, da Escola Superior de Comunicação Social, do Politécnico de Lisboa, no âmbito das atividades de ocupação de tempos livres organizadas pelo CLiC – Centro de Línguas e Cultura para a comunidade IPL e outros públicos. 

Com o mote “As palavras também brincam”, a equipa da Cátedra UNESCO da ESCS-IPL desafiou o grupo a pensar sobre o poder das palavras na forma como nos relacionamos uns com os outros e como nos referimos a nós próprios. 

A sessão começou com a projeção da história infantil “Orelhas de borboleta”. As crianças refletiram sobre a mensagem principal da história, comentando que a Mara, a personagem principal, recorre à criatividade para reinventar as palavras que os colegas usam para fazer troça dela. O grupo gostou tanto deste momento, que pediu para ouvir duas vezes a história. 

Foi organizado um jogo em que as crianças tinham de se movimentar pela sala, juntando-se em grupos consoante as características referidas pelas dinamizadoras (cor da roupa, comida preferida, desporto praticado, etc.). O objetivo era perceber que as palavras não nos reduzem a grupos fechados — em diferentes contextos, temos aspetos comuns com pessoas diferentes. 

Para fazer a ponte entre as palavras e as imagens, as crianças foram depois organizadas em grupos e desafiadas a escolher um nome para o seu grupo e a tirar uma fotografia que representasse essa identidade – os outros grupos tinham de adivinhar o nome a partir da fotografia. Neste jogo, vimos que é possível representar uma palavra ou identidade de várias maneiras. 

A partir de imagens projetadas no ecrã, avançámos para o jogo inverso, em que as crianças tinham de sugerir palavras ou títulos. A discussão levou-nos a perceber que as pessoas têm sensações e interpretações diferentes quando olham para uma mesma imagem. 

No final, as crianças divertiram-se cantando músicas cujas letras – palavras – lhes são familiares. 

A sessão “As palavras também brincam” está integrada na dimensão de iniciativas dirigidas à comunidade da Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania, contribuindo para a educação e a aprendizagem ao longo da vida e para o estímulo de uma comunicação caracterizada pelo respeito mútuo.