Documentário “A Leitora”: A leitura como ato de resistência

O documentário “A Leitora”, de Joana Souza, foi exibido ao público pela primeira vez no passado dia 6 de novembro, no auditório Carlos Paredes, em Benfica. 

Cerca de 110 pessoas – crianças e adultos – assistiram a este filme de trinta minutos que conta a história de como Maria se tornou leitora e, depois, professora. 

No documentário, a protagonista, hoje aposentada, regressa à sua terra Natal, uma localidade isolada no interior algarvio, para recordar os acasos que a fizeram aproximar-se dos livros – incluindo o sucesso de uma leitura inesperada na missa quando era criança. Maria deixa ainda pistas de reflexão sobre “como se ensina e se aprende a ler e a escrever num determinado tempo e lugar”, descreve o texto de apresentação do filme. 

Veja o trailer do documentário aqui. 

“A Leitora” resulta do projeto de investigação DOC-EDU: Olhares sobre a iniciação à leitura e à escrita. Da produção à comunicação de um recurso educativo audiovisual, da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL) e do LIACOM, em parceria com a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), com financiamento do Politécnico de Lisboa (IPL) através do programa IDI&CA. 

Além de Joana Souza, coordenadora do projeto, fazem parte da equipa Adriana Cardoso (ESELx), Joana Pontes (ESCS), João Ribeiro (Escola Artística António Arroio), Susana Pereira (ESELx) e Ricardo Pereira Rodrigues (ESCS). 

A leitura como ato de resistência e o audiovisual como veículo de generosidade 

 No final da projeção, houve espaço para uma conversa com Joana Souza, realizadora do documentário, coordenadora do Doc-Edu e docente na ESCS-IPL, Regina Duarte, Comissária do Plano Nacional de Leitura (PNL), e Fernanda Bonacho, docente da ESCS-IPL e titular da Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania, da ESCS-IPL. O momento foi moderado por Adriana Cardoso, docente na ESELx-IPL e elemento da equipa do DOC-EDU. 

Todas as convidadas sublinharam o poder transformador da leitura quer nos processos de desenvolvimento individual, quer como fator promotor da igualdade social – “ler é um elevador social”, reforçou Regina Duarte, citando a protagonista da história.  

“A leitura é um ato de resistência e de liberdade”, acrescentou Fernanda Bonacho, numa referência à superação das circunstâncias de vida – na história de Maria e de tantas outras –, à busca de conhecimento e à vontade de compreender o mundo para agir sobre ele. 

Além da reflexão sobre a aprendizagem da leitura e da escrita, a discussão também se fez em torno do formato ali apresentado: o documentário. 

Para Joana Souza, o recurso ao suporte audiovisual para a concretização deste projeto “traz a generosidade de nos fazer ouvir o Outro”. Esse era precisamente um dos objetivos do projeto: explorar “o potencial do documentário, não apenas enquanto recurso educativo, mas também enquanto suporte de transmissão de conhecimento e de registo de memórias no âmbito das instituições de ensino superior”, lê-se na descrição do projeto. 

Já no final, Maria, a protagonista da história, que estava presente na sessão, partilhou que a participação neste documentário contribuiu para aumentar a sua consciência sobre o seu processo de aprendizagem da leitura e sobre a importância de termos uma autoimagem positiva enquanto leitores. 

Na opinião desta professora, as circunstâncias que aconteceram “de forma ocasional” na sua vida devem ser garantidas de forma intencional pela escola. 

Acima de tudo, quem ensina a ler e a escrever deve preocupar-se em passar paixão pela leitura e pela curiosidade. “O processo não acaba quando as crianças sabem ler; acaba quando querem ler”, rematou Maria. 

Quanto ao futuro, prevê-se a distribuição do filme em vários contextos, incluindo escolas que contemplem a formação de professores para as áreas da iniciação à leitura e escrita, escolas do ensino básico, bibliotecas, espaços municipais e outras instituições que trabalhem esta questão. 

São também parceiros deste projeto a Escola Artística António Arroio e a Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania.

Fotos e vídeo por Serviço de Comunicação da ESCS-IPL