ESCS participa em exposição Eco-Escolas de Benfica

A Junta de Freguesia de Benfica inaugurou, no passado dia 30 de abril, no Palácio Baldaya, a exposição Eco-Escolas, uma mostra dedicada à sustentabilidade e ao trabalho ambiental desenvolvido pelos equipamentos escolares da freguesia de Benfica, desde as creches até ao ensino superior.

A Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), contribui com alguns exemplos das iniciativas que tem desenvolvido no âmbito do seu programa Eco-Escolas, em vigor desde 2019.

No dia da inauguração, Cláudia Silvestre, professora da ESCS e coordenadora do Conselho Eco-Escolas, apresentou os trabalhos expostos.

Encontram-se, na exposição, o Eco-Código da ESCS e respetivos cartazes de apresentação, com grafismo desenvolvido por alunos da licenciatura em Audiovisual e Multimédia.

É possível também conhecer algumas das campanhas de sensibilização ambiental da ESCS e ações do Planeta ESCS, como a Sala Verde, Uma viagem à economia circular, e Preservar a biodiversidade.

Finalmente, os visitantes podem ver alguns objetos construídos no contexto das atividades do Eco-Escolas daa ESCS e materiais do Museu da Paisagem.

Além dos trabalhos da ESCS, estão também expostos projetos da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), também do IPL, e de outras escolas da freguesia de Benfica, nomeadamente da Escola Básica Pedro de Santarém, Escola Básica Quinta de Marrocos e Infantário Pedrita.

A biodiversidade, a reciclagem, a reutilização de materiais e as alterações climáticas são alguns dos temas representados.

A exposição está patente até dia 7 de maio, na Sala do Desembargador do Palácio Baldaya, em Benfica. A entrada é livre.

O Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação.