Investigadoras do LIACOM e Cátedra UNESCO da ESCS-IPL no VII Congresso Literacia, Media e Cidadania
A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) recebeu, entre 27 e 28 de novembro, o VII Congresso Literacia, Media e Cidadania, com o tema Comportamentos, Narrativas e Direitos Humanos, organizado pelo GILM (Grupo Informal sobre Literacia Mediática) e apoiado pela Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania, da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL), bem como por diversos outros parceiros na área dos media.
A edição de 2025 contou com a presença dos keynote speakers Adeline Hulin, chefe da Unidade de Literacia Mediática e Competências Digitais (Media and Information Literacy and Digital Competencies Unit) na sede da UNESCO, em Paris; Lee Edwards, professora de Strategic Communications and Public Engagement, na London School of Economics; além de Paul Mihailidis, reitor interino e professor de Jornalismo e Media Cívicos, na Faculdade de Comunicação da Emerson College, em Boston (EUA).
- Adeline Hulin (João José Bica, SGPCM)
- Lee Edwards (João José Bica, SGPCM)
- Paul Mihailidis (João José Bica, SGPCM)
O programa de dois dias foi preenchido por várias sessões plenárias, comunicações livres, workshops e iniciativas sociais e culturais, reunindo especialistas de diversas instituições de ensino superior, centros de investigação científica e empresas nacionais e internacionais, com destaque para as contribuições da equipa de membros integrados do LIACOM, da ESCS.
Foi o caso da apresentação, no dia 27, dos resultados da iniciativa “Semana da Cidadania ‘Será que sei?’. Contributos da Cátedra UNESCO para a literacia mediática e a democracia”, da autoria de Fernanda Bonacho, Margarida Alpuim, Fátima Lopes Cardoso, Joana Pontes, Maria Duarte Belo, Maria João Centeno, Maria José Mata e Nélia Cruz.

Comunicação “Semana da Cidadania ‘Será que Sei?’. Contributos da Cátedra UNESCO para a literacia mediática e a democracia” (João José Bica, SGPCM).
No mesmo dia, teve também lugar a comunicação “Literacia mediática em contextos de desertos de notícias: A relevância dos media comunitários no âmbito do Projeto Narrativas”, de Maria Maia, aluna no mestrado em Jornalismo da ESCS, e das investigadoras do LIACOM Fernanda Bonacho e Joana Pontes.
No segundo dia do Congresso, Margarida Alpuim, assistente de projeto na Cátedra UNESCO da ESCS, integrou o segundo bloco de comunicações livres com a intervenção “Pistas da psicologia para uma comunicação mais humana: Contributos do projeto Psychology for Journalists”.
Quase a encerrar o evento, Fernanda Bonacho, titular da Cátedra UNESCO em Comunicação, Literacia e Cidadania, coordenadora do mestrado em Jornalismo da ESCS e representante da ESCS no GILM, moderou a sessão plenária III sob o lema “Media, Jornalismo e Direitos Humanos”. A conversa juntou Bojan Georgievski, do projeto Inclusive and Creative Media Education, Matia Losego, da Amnistia Internacional, Matteo Bergamini, do Shout Out UK, e o jornalista Tiago Carrasco, bem como a realizadora Vanessa Rodrigues.

Sessão Plenária III “Media, Jornalismo e Direitos Humanos” (João José Bica, SGPCM).
Nas iniciativas culturais, Fátima Lopes Cardoso, investigadora do LIACOM e coordenadora da licenciatura em Jornalismo da ESCS, esteve no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), na manhã do dia 26, para comentar o filme “O Fotógrafo de Minamata”, de Andrew Levitas, para cerca de 600 alunos de diversos agrupamentos de escolas de Coimbra. “O Cinema está à tua espera” é uma iniciativa organizada pelo Plano Nacional de Cinema (PNC), em colaboração com o TAGV.

Sessão da iniciativa “O Cinema está à tua espera”, com projeção do filme “O Fotógrafo de Minamata”, de Andrew Levitas (Sofia Martins, TAGV).
O VII Congresso de Literacia, Media e Cidadania, do GILM, reuniu dezenas de participantes nacionais e internacionais com um papel relevante no contributo para compreender e refletir sobre a rápida transformação do ecossistema mediático. Recorde-se que a VI edição do Congresso do GILM decorreu na ESCS e contou com a cobertura dos estudantes de Jornalismo (ver sala de imprensa).
Para saber mais sobre a edição deste ano, visite o site do Congresso.
O GILM é uma rede informal de parceiros, composta por 15 instituições e um perito convidado, que se uniram para debater, colaborar e articular formas de promover a educação para os media e a literacia mediática em Portugal.



