Já disponível ebook do lançamento da Cátedra: Lembrar a “data que marca o início da nossa história”
O ebook que recorda a cerimónia de lançamento oficial da Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania, da Escola Superior de Comunicação Social, do Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL) já está disponível no repositório do IPL e no site da Cátedra.
A obra, intitulada Comunicação, literacia mediática e cidadania: Lançamento da Cátedra UNESCO, procura, por um lado, documentar os compromissos assumidos na apresentação oficial da Cátedra, no dia 30 de outubro de 2024, no auditório Vítor Macieira (ESCS-IPL), e, por outro, “registar a riqueza da diversidade vivida” naquela sessão, como se pode ler na introdução.
À imagem da própria Cátedra, o livro concilia a dimensão académica, o esclarecimento através dos factos e o estímulo à reflexão crítica, ao mesmo tempo que materializa o “espírito de interdisciplinaridade, cocriação e compromisso com a comunidade”, sendo, por isso, testemunho do trabalho de uma vasta equipa.
Organizado em cinco partes, o ebook começa por disponibilizar a possibilidade de revisitar o discurso da investigadora Maria Augusta Babo, do ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA, que convida a conhecer os “alicerces conceptuais” dos termos que dão nome à Cátedra (comunicação, literacia mediática e cidadania) para refletir sobre a forma como vivemos hoje esses conceitos nas nossas relações interpessoais.
A segunda parte recorda a intervenção de Paolo Celot, fundador e diretor da European Association for Viewers Interests (EAVI). A partir de dados sobre o funcionamento das plataformas digitais, é discutida a necessidade de promover o conhecimento do ecossistema mediático e salvaguardar a vivência plena da cidadania como bem comum.
De seguida, os titulares da Cátedra UNESCO e docentes na ESCS-IPL, Fernanda Bonacho (titular) e João Abreu (cotitular), partilham a visão que esteve na génese do projeto e que orienta o seu desenvolvimento. É nesta terceira parte que ficamos a conhecer os objetivos, a equipa, o plano de trabalho e os resultados esperados da Cátedra.
Logo depois, na Galeria, são partilhados os registos fotográficos da atuação do projeto Música na Comunidade, que, a partir da ideia de “liberdade”, criou uma performance combinando vídeo, som e expressão corporal, numa parceria entre a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) e a Escola Superior de Música de Lisboa (ESML).
Finalmente, no Posfácio, Filipe Barrocas Lima, docente na ESCS-IPL e coorganizador da obra, explica o processo de construção do ebook, desenvolvido a partir do projeto dos estudantes Gonçalo Conceição, João Delgado, Miguel Vida-Larga e Rafael Almeida, no âmbito da Unidade Curricular de Comunicação Gráfica da licenciatura em Audiovisual e Multimédia da ESCS. O ebook é testemunho de como o design pode ter um “papel ativo na sustentabilidade do espaço público”, contribuindo para tornar “visível o que de outro modo permaneceria opaco”, nas palavras do professor e também membro da equipa de coordenação da Cátedra.
Voltando à introdução: “Aprendemos desde cedo que as histórias devem ter princípio, meio e fim. Este ebook recorda uma data que marca o início da nossa história”.
O livro Comunicação, literacia mediática e cidadania: Lançamento da Cátedra UNESCO contou com a coordenação de Fernanda Bonacho e Filipe Barrocas Lima, docentes na ESCS-IPL e investigadores no LIACOM.
