“Percebi que tenho de me ouvir mais”: O bem-estar online vai do autocuidado à literacia tecnológica
Meia centena de jovens entre os 15 e os 18 anos participaram, no dia 4 de agosto, num workshop sobre o bem-estar online dinamizado pela Cátedra UNESCO de Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania (ESCS-IPL), na Escola Superior Agrária de Santarém, do Politécnico de Santarém.
Esta foi a atividade de abertura da segunda edição do CIS Digital Camp 2025, uma iniciativa do Centro Nacional de Cibersegurança/Centro Internet Segura (CNCS/CIS), em parceria com a Fórum Estudante.
Os jovens foram desafiados a refletir, em pequenos grupos, sobre situações que podem trazer desconforto ou risco nas redes sociais e a pensar em estratégias concretas que possam usar nas suas vidas para preservar o bem-estar.
Os participantes partilharam ideias de natureza muito diversa, desde dicas sobre a proteção da identidade e dos dados online – ter as contas privadas e não partilhar a localização, por exemplo – até estratégias mais relacionadas com questões de saúde mental – estabelecer limite de tempo para estar online e identificar adultos de confiança com quem falar se necessário.
“Percebi que tenho de me ouvir mais”, disse uma das participantes no final, reforçando uma das mensagens partilhadas durante a tarde sobre a importância de aprender a reconhecer e não ignorar o desconforto perante situações vividas no mundo digital.
“Refletimos sobre temas que fazem parte do nosso dia a dia e percebemos que muitos dos nossos desafios online são partilhados”, comentou em jeito de balanço uma das jovens do grupo, citada pela Fórum Estudante.
O CIS Digital Camp terá mais edições ao longo do ano, em diferentes regiões do país, cada uma dedicada a um tema relevante para as experiências online dos jovens.
A Cátedra UNESCO da ESCS-IPL também dinamizou um workshop na primeira edição do CIS Digital Camp, sobre o cyberbullying, realizada em julho, no Politécnico de Lisboa.