LIDERA
Ler Informação Diária para Escolher, Refletir e Agir

O LIDERA – Ler Informação Diária para Escolher, Refletir e Agir é um ciclo de oficinas para a criação de grupos de reflexão orientada sobre literacia mediática e leitura crítica de conteúdos jornalísticos, em bibliotecas escolares, do ensino superior e municipais, que se reunirão de acordo com um programa e uma calendarização definidos, ao longo de um ano.
Esta iniciativa está alinhada com os objetivos do Plano Nacional de Literacia Mediática 2025-2029.
O LIDERA é uma iniciativa de:
- Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania (ESCS-IPL)
- ERC – Entidade para a Regulação da Comunicação Social
- Rede de Bibliotecas Escolares (RBE)
Consulte toda a informação em baixo.
Objetivo geral
Promover competências de leitura crítica de notícias e de avaliação de conteúdos informativos entre utilizadores de diferentes tipologias de bibliotecas, com vista ao reforço da literacia mediática e digital, da cidadania informada e da resistência à desinformação.
Objetivos específicos
- Sensibilizar para os mecanismos de produção e disseminação da desinformação nas redes sociais e outros ambientes digitais;
- Fomentar hábitos de leitura crítica de fontes jornalísticas credíveis e diversificadas;
- Capacitar para a análise crítica de conteúdos noticiosos e para a comparação entre diferentes fontes de informação;
- Desenvolver competências de verificação de factos e avaliação de credibilidade;
- Promover a criação de conteúdos informativos responsáveis, com base em dados e fontes fiáveis;
- Estimular o diálogo e a reflexão crítica sobre o papel dos media na sociedade democrática.
Públicos-alvo
Mediadores
- Professores bibliotecários
- Bibliotecários do ensino superior
- Bibliotecários de bibliotecas municipais
Destinatários finais
- Alunos do ensino secundário
- Alunos do ensino superior
- Utilizadores de bibliotecas municipais (famílias, seniores e comunidade geral)
Operacionalização
1. Inscrição
Inscrição das bibliotecas a incluir no projeto, com a assunção de um compromisso claro de implementação do programa completo, em todas as suas etapas.
- Formulário para inscrição disponível aqui.
2. Sessões
Organização, ao longo do ano, de momentos de capacitação dos mediadores das bibliotecas seguidos de dinamização de sessões junto dos seus públicos. Este modelo distribui-se por ciclos de ação sucessivos e integrados:
Sessões de capacitação para mediadores (online)
- Decorrem periodicamente ao longo do ano na plataforma Google Meet.
- Destinam-se a profissionais de bibliotecas (escolares, do ensino superior e municipais).
- Visam o aprofundamento dos temas, a experimentação de metodologias e a apropriação de ferramentas práticas.
- Apresentam-se os recursos relacionados com o tema do mês.
- Antecedem cada bloco de intervenção junto dos utilizadores.
Sessões com os destinatários finais
- São dinamizadas localmente pelos mediadores capacitados.
- Replicam o trabalho realizado nas sessões de capacitação com as necessárias adaptações ao contexto e ao público-alvo da biblioteca.
- Incluem atividades como leitura crítica de conteúdos jornalísticos, exercícios de verificação, debates orientados e produção mediática.
- Promovem a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e o envolvimento ativo dos utilizadores.
3. Documentação e partilha de práticas
As bibliotecas são convidadas a registar e refletir sobre as atividades realizadas. Os resultados e boas práticas serão partilhados em rede, fomentando a colaboração, a inspiração mútua e a sustentabilidade do projeto.
Calendário e Programa
Sessões de capacitação de mediadores
Horário: 16h-18h
Datas:
- Lançamento público: 06/10/25
- Sessão 1 | 13/10/25
Introdução ao jornalismo e à leitura de conteúdos jornalísticos. A responsabilidade na informação - Sessão 2 | 03/11/25
Revista de imprensa: Comparação de fontes de informação e perspetivas
- Sessão extraordinária opcional | 28/11/25
Workshop presencial no Congresso Literacia, Media e Cidadania - Sessão 3 | 05/01/26
Leituras críticas: jornalismo vs. informação nas redes sociais - Sessão 4 | 02/02/26
O jornalismo e a inteligência artificial - Sessão 5 | 02/03/26
Identificação e análise de desinformação - Sessão 6: 13/04/26
Reflexão crítica e papel dos media na democracia / 7 Dias com os Média - Encerramento: 18/05/26
Sessões com os destinatários finais
São dinamizadas pelos mediadores, em calendário a definir por cada biblioteca, entre cada sessão de capacitação.
Metodologia
As sessões de reflexão e debate assentam numa abordagem ativa, crítica e colaborativa, combinando momentos de leitura orientada, análise de casos e debate entre pares.
A metodologia será ajustada à tipologia da biblioteca, ao perfil dos participantes e aos contextos locais, mas assenta nos seguintes princípios:
- Aprendizagem baseada em problemas: Análise de casos concretos de desinformação; comparação entre conteúdos jornalísticos e outros conteúdos.
- Leitura crítica e guiada de conteúdos mediáticos: Seleção e discussão de conteúdos informativos provenientes de diferentes meios (jornais, redes sociais, plataformas digitais) para exploração em grupo.
- Educação entre pares: Dinâmicas de trabalho colaborativo, com partilha de estratégias e perspetivas.
- Fact-checking e curadoria informativa: Exercícios práticos de verificação de factos e avaliação de fontes de informação.
- Integração digital: Utilização de ferramentas digitais para pesquisa, verificação e criação de conteúdos (ex.: motores de busca, plataformas de fact-checking, editores de imagem/vídeo/voz, redes sociais).
Parceiros
O projeto LIDERA alicerça-se na parceria entre três instituições com intervenção nas áreas da educação, literacia mediática e regulação da comunicação:
Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania (ESCS-IPL)
Estrutura de referência nacional e internacional na investigação, formação e ação em literacia mediática. Articula conhecimento científico e práticas pedagógicas inovadoras, contribuindo para a fundamentação teórica e metodológica do projeto.
Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC)
Enquanto regulador independente dos media em Portugal, a ERC tem como missão garantir o pluralismo e a qualidade da informação, promovendo simultaneamente o desenvolvimento da literacia mediática e o combate à desinformação entre os cidadãos.
Rede de Bibliotecas Escolares (RBE)
Responsável pela coordenação nacional das bibliotecas escolares, assegura a sua integração nos projetos educativos e curriculares das escolas, promovendo a leitura, a literacia informacional e mediática e a cidadania digital desde os primeiros níveis de escolaridade.